loading...

O que Elon Musk fez quando sua secretária pediu um aumento salarial

Se você deixasse seu emprego hoje, sua empresa teria dificuldades em lidar com suas tarefas? Essa reflexão vem se tornando cada vez mais importante, à medida que companhias no mundo inteiro passam por dificuldades financeiras e são obrigadas a cortar gastos.

Um exemplo interessante sobre o assunto foi citado em “Elon Musk: Tesla, SpaceX and the Quest for a Fantastic Future”, biografia do executivo escrita por Ashlee Vance. Na obra, a escritora conta a história de como o CEO parou de trabalhar com uma assistente, em 2014.

Foto: Digestivo Cultural
Na época, a funcionária Mary Beth Brown, assistente pessoal de Musk por 12 anos, pediu um aumento de salário substancial. Diante do pedido, o executivo pediu que ela tirasse duas semanas de folga; enquanto isso, ele assumiria todas as suas responsabilidades para descobrir se ela era realmente vital para o seu sucesso.

Quando ela retornou, duas semanas depois, Musk disse que não precisaria mais dos serviços da assistente. Segundo a escritora, o CEO ainda ofereceu outro cargo para Brown dentro da empresa, mas ela nunca mais retornou ao escritório depois disso.

Apesar de ser um caso bem extremo, podemos usá-lo para ilustrar uma possibilidade real. Seu trabalho realmente é importante para seus chefes? Quando a resposta para essa pergunta é negativa ou uma dúvida, o melhor a fazer é ligar seu sinal de alerta e seguir os passos a seguir.

Em entrevista ao portal Business Insider, a especialista em mercado de trabalho Lynn Taylor listou uma série de lições para proteger seu cargo. Além de questionar a qualidade de seu serviço, ela pede ao profissional para imaginar se um estagiário conseguiria cumprir as metas dadas pelo chefe. Caso essa pessoa consiga, trate de melhorar seu desempenho e mostrar números mais difíceis de serem batidos.

Segundo Taylor, é fundamental mostrar para seu chefe que ele precisa de você — não que esteja apenas a bordo no mesmo navio, mas seja imprescindível ter você por perto. Para conseguir isso, reflita sobre como seu chefe se tornou bem-sucedido e como você pode seguir esse caminho.

Outra abordagem interessante é descobrir como fazer com que seu chefe se saia bem com o superior dele. Uma tática simples é questioná-lo se você está agregando valor ou desempenhando um bom trabalho na sua função.

Além disso, durante uma discussão sobre um determinado projeto, tente sempre mostrar que está fazendo o melhor que pode e questione seus superiores se você está conseguindo cumprir esse objetivo ou não. Ajudar seu gerente e mostrar que ele tem muitas tarefas e que você pode auxiliá-lo em algumas delas também é importante para se mostrar útil no cargo. 

Fonte: The Brief

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...